mount
Telescópio Gigante Magalhães assina contrato para desenho e construção da estrutura do telescópio

Maior contrato já assinado pelo consórcio GMTO para o desenho final e construção da estrutura maciça do telescópio. A GMTO Corporation, organização que administra o desenvolvimento do Telescópio Gigante Magalhães (GMT) em nome de seus fundadores nos Estados Unidos e outros países –inclusive o Brasil, através do estado de São Paulo – assinou um contrato com a MT Mechatronics e Ingersoll Machine Tools para projetar, construir e instalar a estrutura de aço de precisão que sustenta o telescópio. O GMT é um observatório gigante de última geração que operará no óptico e infravermelho próximo. Com um conjunto de sete espelhos de 8 metros de diâmetro cada, o GMT explorará as fronteiras da astronomia, inclusive buscando resposta para uma das perguntsa mais importantes para a humanidade: “Estamos sozinhos?”. O GMT estudará as atmosferas de planetas orbitando estrelas distantes do nosso sistema solar para procurar sinais de química biológica.

A MT Mechatronics, de Mainz, na Alemanha, e a Ingersoll Machine Tools, com sede em Rockford, Illinois (EUA), que integra o grupo italiano Camozzi, projetarão e fabricarão o mecanismo de precisão de 1.800 toneladas, conhecido como "estrutura mecânica do telescópio", que sustentará a óptica do GMT e rastreará, de forma suave, alvos celestes enquanto se movem pelo céu. A estrutura do telescópio será projetada pela MT Mechatronics e fabricada, montada e testada pela Ingersoll antes de ser transportada e instalada ao local do observatório GMT, localizado no alto dos Andes chilenos.

O valor total do contrato da estrutura do telescópio é de US$ 135 milhões e exigirá nove anos de esforço de uma grande equipe de engenheiros, projetistas, metalúrgicos e maquinistas. O contrato foi assinado pelo vice-presidente sênior da MT Mechatronics, Thomas Zimmerer, pelo CEO da Ingersoll Machine Tools, Chip Storie, pelo presidente da GMTO, Dr. Robert N. Shelton, e pelo gerente de projeto, Dr. James Fanson.

"A fabricação da estrutura do telescópio é um dos maiores passos que daremos rumo à construção do Telescópio Gigante Magalhães", disse Dr. Shelton, presidente da GMTO.

"Selecionamos a MT Mechatronics e a Ingersoll Machine Tools por seu compromisso com a qualidade, vasta experiência com telescópios astronômicos e habilidades para fabricar estruturas de precisão complexas, após uma competição global de dois anos", acrescentou o Dr. James Fanson, gerente do projeto.

A estrutura do telescópio manterá os sete espelhos gigantes do GMT no lugar, enquanto eles direcionam a luz de estrelas e galáxias distantes para um foco, de forma que possa ser analisada por instrumentos científicos montados no interior do telescópio. Os espelhos, os maiores do mundo, são fabricados no laboratório Richard F. Caris da Universidade do Arizona. Quando entrar em operação, toda a estrutura do telescópio, com espelhos e instrumentos, pesará 2.100 toneladas, mas flutuará em uma camada de óleo com apenas 50 mícrons (5 milésimos de centímetro) de espessura - permitindo que ele se mova essencialmente sem atrito para compensar a rotação da Terra, rastreando corpos celestes em seu arco através do céu. Com seu desenho exclusivo, o GMT produzirá imagens 10 vezes mais nítidas que as do Telescópio Espacial Hubble na região infravermelha do espectro.

"Fazer parte de um empreendimento único, com objetivos tão importantes, como é o caso do Telescópio Gigante Magalhães é atraente para a MT Mecathronics e estamos ansiosos para apoiar o GMT em sua busca de respostas às perguntas mais profundas da astronomia", disse Thomas Zimmerer, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing para Desenvolvimento de Negócios e Desenvolvimento de Produtos da MT Mecatrônica. "Estamos ansiosos para colaborar com a GMTO na próxima década para concretizar a enorme estrutura do telescópio".

“Estamos felizes em trabalhar com a GMTO e a MT Mecathronics para criar essa ferramenta singular para o estudo de novos mundos. O projeto honra e motiva todos nós na Ingersoll”, disse Lodovico Camozzi, CEO do Grupo Camozzi. "Será um dia especial quando a estrutura do telescópio GMT estiver concluída e em funcionamento no Chile", disse Chip Storie, CEO da Ingersoll Machine Tools.

A MT Mechatronics tem mais de 50 anos de experiência com telescópios, começando pelo Parkes Radio Telescope na Austrália. Fez parte de um consórcio europeu que construiu as antenas do Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array (ALMA) e foi a projetista da estrutura de suporte do Telescópio Solar Daniel K. Inouye (DKIST) no Havaí.

Desde sua criação em 1891, a Ingersoll Machine Tools Inc. tem sido um nome de peso no setor de fresadoras, atendendo com sucesso o setor de defesa - e depois as recém-nascidas indústrias aeronáutica e aeroespacial nos Estados Unidos. A Ingersoll tem muitas décadas de experiência na fabricação de estruturas de aço de precisão, incluindo recentemente uma parceria com a MT Mechatronics na construção da estrutura de suporte do telescópio DKIST.

O contrato entre a GMTO, a MT Mechatronics e a Ingersoll Machine Tools envolverá nove anos de trabalho e 1.300 toneladas de aço estrutural, e espera-se que a estrutura seja entregue ao Chile no final de 2025 e esteja pronta para receber os espelhos em 2028.

O contrato da estrutura de suporte define outro marco significativo para a GMTO em 2019. Em março, as escavações para as fundações do píer e do invólucro do telescópio foram concluídas e, em julho, o segundo dos sete segmentos principais de espelhos do GMT foi concluído e enviado para armazenamento temporário. A moldagem do sexto segmento de espelho primário deve começar em meados de 2020 na Universidade do Arizona.

Sobre o telescópio gigante Magalhães

O Telescópio Gigante Magalhães é um telescópio de solo de última geração que promete revolucionar nosso entendimento e visão do universo. O GMT estará preparado para permitir descobertas inovadoras em cosmologia, no estudo de buracos negros, matéria escura, energia escura e na busca de vida além do nosso sistema solar. O espelho principal do telescópio combina sete segmentos circulares de 8,4 metros de diâmetro para formar uma abertura efetiva de 24,5 metros de diâmetro. O GMT será localizado no Observatório Las Campanas, no deserto do Atacama, no Chile, e o projeto é o trabalho de um consórcio internacional distinto das principais universidades e instituições científicas. O financiamento para o projeto vem das instituições parceiras, governos e doadores privados.

Sobre a GMTO Corporation

A GMTO Corporation gerencia o projeto GMT em nome de seus fundadores internacionais: Universidade Estadual do Arizona, Astronomy Australia Ltd.Universidade Nacional Australiana, Carnegie Institution para Ciência, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Universidade HarvardInstituto Coreano de Astronomia e Ciências EspaciaisSmithsonian InstitutionUniversidade Texas A&MUniversidade do ArizonaUniversidade de Chicago e a Universidade do Texas em Austin.

Sobre a MT Mechatronics

A MT Mechatronics, localizada em Mainz, Alemanha, fornece serviços como contratada principal para projeção, desenvolvimento, integração de sistemas, comissionamento, treinamento, manutenção e operações para antenas de comunicação e telescópios de rádio e ópticos, na Terra e também no espaço. Desenvolve também equipamentos mecatrônicos para instituições de pesquisa, instalações de lançamento para o programa espacial europeu e grandes sistemas médicos para a próxima geração de terapias de partículas contra o câncer. A MT Mechatronics é uma subsidiária pertencente ao grupo alemão OHB. A OHB SE é um grupo europeu líder nos setores de tecnologia e espaço, com mais de 35 anos de experiência no desenvolvimento e execução de sistemas e projetos inovadores de tecnologia espacial.

Sobre a Ingersoll Machine Tools

A Ingersoll Machine Tools (IMT) é uma líder mundial no desenvolvimento de ferramental avançado para as indústrias aeroespacial, de transporte, de energia e de maquinário pesado. Está localizada em Rockford, Illinois (EUA) e possui cerca de 200 funcionários. Para a indústria aeroespacial, a Ingersoll se destaca na construção de máquinas para produzir componentes e grandes estruturas de titânio, alumínio e outros metais. A Ingersoll foi pioneira no posicionamento automático de fibra e nas tecnologias de colocação automática de fita para fabricação de compósitos e se tornou uma das líderes nesse mercado. A experiência, metodologias e técnicas adquiridas no desenvolvimento de fabricação de compósitos permitiram à Ingersoll ingressar no setor de fabricação de aditivos. A IMT faz parte do Grupo Camozzi, líder global na produção de componentes e sistemas para automação industrial, que também atua em diversos outros setores, de maquinário a máquinas têxteis e fornece muitas soluções envolvendo o processamento de matérias-primas. O Grupo cria inovação para seus clientes, em um processo de desenvolvimento para manufatura inteligente. Está presente em 75 países em todo o mundo com 30 subsidiárias, possui 2600 funcionários, 5 divisões operacionais e 18 unidades de produção.

CONTATOS