
Como é possível enxergar corpos celestes que têm probabilidade de observação muito pequena por estarem distantes da Terra? Esta é uma das perguntas do sexto programa da série Fascínio do Universo, intitulado “Lentes Gravitacionais”. O vídeo estreia nesta sexta-feira, 26/03, às 9 horas, e estará disponível no canal do GMT Brasil.
As lentes gravitacionais são um efeito causado pelo campo gravitacional forte de objetos maciços, que distorcem e aumentam a luz de objetos astronômicos menores no mesmo campo de visão. Pode-se dizer que são telescópios naturais, ajudando a enxergar objetos que normalmente não seriam visíveis e, consequentemente, ampliando o quão longe da Terra os cientistas conseguem estudar. Também são abordadas questões como a Teoria da Relatividade Geral de Einstein e as microlentes gravitacionais.
Esse episódio conta com a participação do professor Eduardo Cypriano do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP). A coordenação da série científica é feita pela equipe do Escritório Brasileiro do Telescópio Gigante Magalhães (GMT Brasil). Enquanto a produção dos vídeos fica por conta da TV Univap da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).
Confira o teaser: https://youtu.be/g6Nw6OIEv2o
Clique aqui para definir um lembrete e não perder a estreia do episódio: https://youtu.be/Ct5RIvJSYaI
Para acompanhar os lançamentos e saber mais, é só seguir as redes sociais oficiais do projeto no Brasil:
Youtube: https://www.youtube.com/c/TelescópioGiganteMagalhãesGMTBrasil
Facebook: https://www.facebook.com/gmtbrasil
Instagram: https://www.instagram.com/gmtbrasil/?hl=pt-br
Twitter: https://twitter.com/GMT_Brasil
Site oficial do GMT: https://www.gmt.iag.usp.br/
Assessoria do GMT Brasil