
A Dra. Claudia Lucia Mendes de Oliveira, membra do conselho diretor do Telescópio Gigante Magalhães (GMT) e professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), foi recentemente eleita membra titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
A professora recebeu a notícia com entusiasmo e observa que é muito motivador ter seu trabalho reconhecido. Ela enfatiza a importância de parcerias para fazer pesquisa de alto nível. “É uma honra enorme para mim, mas tenho plena consciência de que esta conquista foi o resultado de um longo trabalho de equipe. Sem a infraestrutura a que tenho acesso e sem o apoio dos colegas, alunos, pós-doutorandos e colaboradores, não teria alcançado este marco”, conta.
Para o Dr. João Steiner, investigador principal do GMT-Fapesp e professor titular do IAG/USP, a eleição da professora Claudia para a ABC é um símbolo de grande importância para o projeto. “Para nós, é uma grande honra ter uma líder dessa envergadura, que teve reconhecimento nacional de grande prestígio – isso certamente reforça nossas atividades e perspectivas do projeto GMT”, pontua.
Única nova membra na área de Ciências Físicas da Academia, Dra. Claudia é uma entre as sete pesquisadoras eleitas na última assembleia geral da ABC, ocorrida no dia 3 de dezembro. No total, 14 pesquisadores foram eleitos membros titulares.
Segundo a ABC, o contingente feminino entre membros titulares, correspondentes e afiliados passou de 15,5% para 16,4%. A desproporção de gênero ainda é grande, mas começa a diminuir. Para a professora Cláudia, é importante que haja mais pesquisadoras ocupando posições de destaque “para que jovens adolescentes se inspirem e sigam carreiras científicas e mulheres cientistas sejam motivadas a continuar na carreira”.
Dra. Claudia Oliveira tem bacharelado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado (1988) e doutorado (1992) pela Universidade da Columbia Britânica no Canadá. Desde 1995 é pesquisadora do Departamento de Astronomia do IAG/USP, onde desenvolve trabalhos sobre astronomia extragaláctica e instrumentação astronômica. É revisora de periódicos internacionais como o Astrophysical Journal e já foi membro do comitê revisor de projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).