
Rafael Alves de Souza Ribeiro, que recentemente concluiu seu doutorado do Programa de Pós-Graduação em Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, foi selecionado ao prêmio ‘Destaque IAG de Doutorado, ano 2020’. A cerimônia de entrega acontece dia 22 de setembro, às 10h, durante a edição virtual do XIII Simpósio de Pós-Graduação do IAG, no Youtube.
Desde 2016, Ribeiro, pesquisador ligado ao GMT Brazil Office (GMTBrO), escritório brasileiro do Projeto GMT/FAPESP, desenvolveu a sua tese “Desenho Óptico Conceitual do Espectrógrafo Astronômico e Cosmológico de Múltiplos Objetos do Telescópio Gigante de Magalhães” com base na sua experiência como projetista óptico do GMACS — um dos instrumentos astronômicos em desenvolvimento para o GMT.
Ribeiro é formado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), mestre em Física aplicada, pela mesma instituição, e, agora, doutor em Astronomia — com ênfase em desenho óptico aplicado em astronomia instrumental — pelo IAG-USP.
Durante a sua trajetória profissional, ele também foi colaborador da empresa Opto Eletrônica S/A, em São Carlos (SP), trabalhando como físico de desenvolvimento de instrumentos ópticos aplicados às áreas aeroespacial, defesa e médica. Hoje, o astrônomo é responsável pela coordenação da equipe brasileira no projeto GMACS.
Ainda, na premiação será exibido um vídeo curto sobre o trabalho desenvolvido pelo aluno ao longo do doutorado. Clique aqui para acessar o canal da instituição e acompanhar o evento: https://www.youtube.com/c/IAGUSPvideos. Confira a programação completa: https://www.iag.usp.br/evento/simposiopg2021.
Assessoria do GMT Brasil