
Na sexta-feira, dia 18, o terceiro episódio da 2ª temporada da série científica Fascínio do Universo foi lançado no canal oficial do GMT Brasil, no Youtube. O professor Alexandre Soares do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba (IP&D/UNIVAP) é o especialista convidado para o vídeo.
Desta vez, o foco é a morte das estrelas, as condições necessárias e o resultado da explosão de uma supernova. Especialmente, o vídeo apresenta as supernovas do tipo Ia, uma sub-categoria conhecida por serem velas-padrão, presentes em diversos métodos para determinar distâncias na Astronomia, utilizando como guia objetos astronômicos com luminosidade conhecida.
Clique aqui para assistir ao episódio.
Conheça o telescópio GMT
O GMT será um dos membros da nova geração de Telescópios Super Gigantes, que serão capazes de explorar o Cosmos com definição e sensibilidade sem precedentes. Ele explorará o passado até perto do Big Bang, quando as primeiras estrelas, galáxias e buracos negros estavam se formando. Ele possui 7 dos maiores espelhos monolíticos do mundo, medindo 8,4 metros de diâmetro cada para formar um único espelho de 25,4 metros, e contém uma área coletora de 368 metros quadrados. Isso o permitirá atingir uma resolução angular 10 vezes superior ao do Telescópio Espacial Hubble (HST), além de obter uma resolução espacial 4 vezes superior ao James Webb.
O início das operações está marcado para 2029, utilizando 4 dos 7 espelhos primários, e a expectativa é que o telescópio funcionará por 50 anos. O GMT dará um importante passo no estudo de diversas temáticas, incluindo a exploração da atmosfera de exoplanetas distantes procurando por sinais de atividade biológica em torno de outras estrelas da nossa galáxia, a Via Láctea.
Para saber mais sobre o GMT, confira aqui o episódio da série dedicado ao telescópio.
Quer acompanhar o projeto de perto? Siga as redes sociais:
🔗 Facebook: https://www.facebook.com/gmtbrasil
🔗 Instagram: https://www.instagram.com/gmtbrasil/
🔗 Twitter: https://twitter.com/GMT_Brasil
🔗 Site oficial do GMT: https://www.gmt.iag.usp.br
Assessoria GMT Brasil