A CONSTANTE COSMOLÓGICA DE EINSTEIN

Em 1917, Einstein introduziu a constante cosmológica para resolver um [suposto] problema da Teoria da Relatividade Geral. Ele acreditava que o Universo era estático, porém, era necessário explicar o porquê de não ocorrer o colapso do Cosmos devido à atração gravitacional da matéria. Entra em ação a constante cosmológica: uma hipotética força com pressão negativa que equilibra a atração gravitacional, mantendo as galáxias no mesmo lugar.

ANEL DE FOGO NO CÉU

O Eclipse Anular ocorre quando a Lua está mais distante do nosso planeta do que o usual, e alinhado entre a Terra e o Sol, — de maneira parcial ou total — causando a impressão de que o satélite natural diminuiu de tamanho na perspectiva do observador. Por isso, é possível ver raios solares que escapam pelas bordas, criando o efeito de um anel brilhante iluminando o contorno da Lua, popularmente conhecido como ‘anel de fogo’.

O BIG RIP

É uma hipótese levantada no artigo “Phantom Energy and Cosmic Doomsday”, publicado em 2003, sobre como o Universo pode chegar ao fim. Considerando a teoria da existência da Energia Escura, — que é uma pressão negativa, contrária à gravidade — ela seria responsável por constantemente acelerar a expansão do Universo.

NUVENS INTERESTELARES

São regiões da Galáxia compostas de gás, grãos de poeira e plasma. Contêm principalmente elementos químicos como Hidrogênio e Hélio. Sendo o Hidrogênio seu componente primário, presente em uma variedade de estados, dependendo da característica de cada nuvem.

ÁGUA NO SISTEMA SOLAR

A Terra possui 1,335 ZL de água, sendo que 1 zettalitro (ZL) equivale a 1 bilhão de km³. Em outubro de 2020, a NASA anunciou o descobrimento de água líquida na Lua, mas esse não é o único lugar do Sistema Solar onde ela já foi encontrada. A lua Europa, uma das dezenas que orbitam Júpiter, possui gelo na sua superfície e evidências de um vasto oceano subterrâneo.

SUPER-PUFFS!

O que algodão-doce e uma rara classe de exoplanetas têm em comum? A resposta é densidade. Essa classe é chamada de Super-Puffs ou Super-Inchados, caracterizados por serem muito gasosos, formados em maior parte por Hidrogênio e Hélio, e tem uma camada atmosférica de metano.

Há 13,7 BILHÕES DE ANOS…

Sabe quem nomeou o modelo cósmico conhecido como Big Bang? Foi o astrônomo Fred Hoyle (1915-2001), acidentalmente, durante uma entrevista à rádio britânica BBC, em 28 de março de 1948, que curiosamente era um dos opositores à essa teoria. Ele propunha que o Universo estava em estado estacionário e imutável — essa teoria foi refutada após a descoberta da radiação cósmica de fundo em microondas, em 1965.

OS ÁTOMOS AO NOSSO REDOR

Eles são formados por partículas elementares chamadas de elétrons, prótons e nêutrons. Na Grécia Antiga, os filósofos Leucipo e Demócrito já procuravam uma explicação para a origem do Universo. A teoria deles dizia que o princípio de tudo era algo indivisível e indestrutível — em grego, átomo significa “algo que não pode ser dividido”.

Inscrever-se em Astronomia