taiwan
Telescópio Gigante Magalhães celebra novo parceiro em consórcio internacional

Austrália, Brasil, Chile, Israel, Coréia do Sul, Estados Unidos e, agora, Taiwan unem-se para construir um dos telescópios mais poderosos do mundo.

PASADENA, Califórnia – O Telescópio Gigante Magalhães (GMT) anuncia parceria com o Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sinica (ASIAA), um dos principais institutos de pesquisa das Academias Nacionais de Taiwan. A inclusão da ASIAA expande o consórcio responsável para 14 instituições de pesquisa internacionais, o que enfatiza a importância do telescópio para a comunidade astronômica global e o compromisso do projeto para o avanço da Ciência.

 

"Estamos animados em receber a ASIAA em nosso consórcio internacional formado por parceiros ilustres", diz o Dr. Walter Massey, presidente do Conselho do Telescópio Gigante Magalhães. "Juntos, o consórcio combina expertise científica mundial e habilidades em Engenharia para criar um projeto que beneficia todas as áreas de pesquisa relacionadas ao Universo. Esse investimento coletivo no GMT é um testemunho de que a Ciência pode transcender fronteiras e unir a humanidade para o bem."

 

As capacidades de desenvolver pesquisa astronômica e instrumentação em Taiwan receberam reconhecimento internacional. A ASIAA contribuirá com expertise em áreas como componentes eletrônicos compactos e de baixo ruído, tecnologia de caracterização precisa de detectores, tecnologia de corte a laser de precisão e muitas outras. Uma vez que a primeira luz está programada para o início dos anos 2030, essas contribuições serão inestimáveis para o projeto.

 

"A ASIAA está honrada em fazer parte do consórcio do GMT, e a comunidade científica taiwanesa está preparada para contribuir com sua expertise, enquanto também se beneficia da riqueza de conhecimento disponível dentro do consórcio", afirma o Dr. Ue-Li Pen, diretor da ASIAA. "Participar de um dos telescópios da classe de 30 metros tem sido um objetivo a longo prazo para os nossos astrônomos e esse telescópio é considerado o projeto mais adequado para essa empreitada. A colaboração entre a ASIAA e o GMT estabelece uma base robusta para a pesquisa astronômica em Taiwan, enfatizando o incentivo ao desenvolvimento de novas gerações na área. Além disso, acreditamos que esse projeto aprofundará a colaboração entre Taiwan e os outros seis países do consórcio", finaliza o astrofísico.

 

Avanço na construção

 

A construção do telescópio avança rapidamente no Deserto de Atacama e em laboratórios ao redor do mundo. Em 2023, a produção do sétimo e último espelho primário teve início no Arizona, enquanto a fabricação da estrutura giratória de 39 metros de altura começou em Illinois. O progresso inclui a conclusão da primeira das sete estruturas protetoras do espelho primário, ocorrida na Alemanha, e os estágios finais de produção do primeiro segmento do espelho secundário adaptativo, realizados na França e na Itália. Outros avanços foram alcançados em uma série de imageadores e espectrógrafos de alta resolução desenvolvidos em diversos locais ao redor do mundo, incluindo Arizona, Austrália, Califórnia, Massachusetts, Coréia do Sul, Texas e São Paulo.

 

Essas tecnologias de Óptica Adaptativa permitirão que o GMT tenha dez vezes mais poder de resolução em comparação ao Telescópio Espacial Hubble e ser 200 vezes mais poderoso do que os melhores telescópios da atualidade. As tecnologias inovadoras capacitarão cientistas, oferecendo insights sem precedentes sobre a evolução do Universo, as origens dos elementos químicos e a descoberta de vida em exoplanetas distantes.

 

A ASIAA se junta às seguintes instituições: Universidade Estadual do Arizona, Astronomy Australia Limited, Universidade Nacional da Austrália, Instituto Carnegie para Ciência, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Universidade Harvard, Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coréia, The Smithsonian Institution, Universidade do Texas A&M, Universidade do Texas em Austin, Observatório Steward da Universidade do Arizona, Universidade de Chicago, e Instituto Weizmann de Ciências.

 

Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sinica 

A Academia Sinica é uma instituição nacional de pesquisa financiada pelo gabinete presidencial de Taiwan. O Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sinica (ASIAA) faz parte de um conjunto de 32 institutos e centros, sendo o principal instituto astronômico de Taiwan. A sua missão é conduzir pesquisas fundamentais e inovadoras em teoria, observação e instrumentação para astrofísica. As áreas de pesquisa abrangem a formação e evolução de sistemas estelares e planetários, cosmologia e galáxias, buracos negros e astrofísica de alta energia, além do Sistema Solar e das tecnologias astrofísicas. 

 

A ASIAA está localizada no campus da Universidade Nacional de Taiwan, no centro de Taipei, e é membro de vários projetos internacionais, proporcionando oportunidades para os membros conduzirem observações ou desenvolvimentos técnicos em instalações líderes mundiais. A ASIAA é membro-fundadora da Associação de Observatórios Chave do Leste Asiático (EACOA) e membro do Observatório do Leste Asiático (EAO). Conheça a Academia.

 

Descubra o telescópio GMT

O Telescópio Gigante Magalhães representa o futuro da exploração astronômica via telescópios terrestres. Utilizando um espelho primário de 25,4 metros de diâmetro e uma área coletora de 368 metros quadrados, ele será capaz de produzir as imagens mais detalhadas já feitas do Universo. O GMT desvendará os mistérios cósmicos relacionados à matéria escura, investigará as origens dos elementos químicos e, pela primeira vez, buscará por sinais de vida em planetas distantes. 

Este é o resultado do trabalho da GMTO Corporation, um consórcio internacional composto por 14 instituições de pesquisa que representa os seguintes países: Austrália, Brasil, Chile, Israel, Coréia do Sul, Taiwan e Estados Unidos. O telescópio está em construção no Chile e deve ser concluído no início da década de 2030. 

 

O Universo nos aguarda! Descubra mais no site do GMTO.

 

A participação brasileira no projeto

Desde 2014, o Brasil participa do projeto a partir de um investimento de 50 milhões de dólares da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. O valor garante cerca de 4% do tempo anual de operação do GMT, que poderá ser usufruído por pesquisadores do estado de SP.

 

O Giant Magellan Telescope - Brazil Office (GMT Brasil) é o escritório brasileiro do projeto. É liderado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), e conta com mais de 40 profissionais dedicados à coordenação e execução do projeto. Eles estão diretamente envolvidos no design e na produção de instrumentos astronômicos que serão utilizados no telescópio. A coordenação é realizada por Laerte Sodré Jr. e Claudia de Oliveira.

 

Acompanhe as atualizações sobre o telescópio e os projetos de divulgação científica:

Youtube: www.youtube.com/@GMTBrasil

Facebook: https://www.facebook.com/gmtbrasil

Instagram: https://www.instagram.com/gmtbrasil

Twitter: https://twitter.com/GMT_Brasil

Site: https://www.gmt.iag.usp.br/

 

Contatos

Ryan Kallabis

Giant Magellan Telescope – GMTO Corporation

Diretor de Comunicações e Divulgação

Telefone: +1 (626) 204-0554 | E-mail: rkallabis@gmto.org

 

Mei-Yin Chou

Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sinica

Cientista de Projeto de Educação e Divulgação (EPO)

Telefone: +886 2-2366-5415 | E-mail: cmy@asiaa.sinica.edu.tw

 

Assessoria do GMT Brasil

Giant Magellan Telescope Brazil Office - GMTBrO

E-mail: divulgacao-gmtbro@iag.usp.br

 

Mídia Kit

Até 21 de março de 2024, arquivos de mídia, créditos e outras informações estão disponíveis aqui.

 

Assessoria GMT Brasil

 

Foto: Giant Magellan Telescope - GMTO

20/02/2024

 

 

Outras Notícias

  • Equipe GMTBrO entrega primeiro sistema de Óptica…
  • Fascínio do Universo: série encerra 2ª temporada…
  • O que você sabe sobre as galáxias com núcleos…
  • Telescópio Gigante Magalhães celebra novo…
  • Descubra os aglomerados de galáxias em novo vídeo
  • Série científica aborda os mistérios das estrelas…
  • Série científica explora as maiores escalas do…
  • Começa a fabricação do último espelho do…
  • Projeto GMT promove curso de redução de dados…
  • O enigma da matéria escura é explorado em série…
  • In Memoriam: 3 anos de falecimento do Prof. João…
  • Podcast aborda o incentivo à inovação promovido…
  • Explosões estelares: supernovas do tipo Ia são…
  • Equipe brasileira do Telescópio Gigante Magalhães…
  • Série Fascínio do Universo aborda as colisões de…
  • Episódio sobre a formação das estrelas marca o…
  • Telescópio GMT é tema de matéria da revista Forbes
  • Fascínio do Universo: série científica ganha…
  • COMO PROTEGER OS MAIORES ESPELHOS DO MUNDO?
  • IN MEMORIAM: 2 ANOS DE FALECIMENTO DO PROF. JOÃO…
  • GMT BRASIL DIVULGA VÍDEO INSTITUCIONAL SOBRE A…
  • INVESTIMENTO DE 205 MILHÕES DE DÓLARES ACELERA A…
  • PELA PRIMEIRA VEZ, SISTEMA DE ÓPTICA ADAPTATIVA É…
  • TELESCÓPIO GIGANTE MAGALHÃES ASSINA CONTRATO PARA…
  • Children’s Month: video for all ages shows the…
  • Projeto GMT é um dos destaques do Astro2020
  • Mês das Crianças: vídeo para todas as idades…
  • Instituto Weizmann de Ciências se une ao…
  • Pesquisador ligado ao GMTBrO recebe Prêmio de…
  • Obituário - João Evangelista Steiner (1950-2020)
  • Em meio às estrelas: uma homenagem ao Prof. João…
  • Fascínio do Universo: programa científico discute…
  • Energia escura: série científica aborda um dos…
  • Jornada nas estrelas: programa científico aborda…
  • Água além do horizonte: programa aborda a busca…
  • Telescópios naturais do Universo: lentes…
  • Começa a produção do sexto espelho do Telescópio…
  • Ao infinito, e além: programa fala sobre a busca…
  • Evento em Homenagem ao Professor João Steiner
  • Fascínio do Universo: lançamento do segundo…
  • Lançado o terceiro episódio da série Fascínio do…
  • GMT Brasil lança série de vídeos Fascínio do…
  • In Memoriam – João E. Steiner – The Board of…
  • Comunicado sobre o falecimento do Prof. Dr. João…
  • João Steiner: Celebrando sua vida e seu legado
  • Prof. Claudia Mendes de Oliveira is elected…
  • Posse simbólica da Profa. Claudia Mendes de…
  • Formação de galáxias e estrelas atrai…
  • Visita de representantes do GMTBrO à MT…
  • Realizado curso Astronomical sky surveys
  • Workshop de Espectroscopia de Alta Resolução é…
  • Primeiro encontro SPAnet de Instrumentação
  • Professora Claudia Mendes de Oliveira é eleita…
  • Estrutura do maior telescópio do mundo vai…
  • Brasileiros mostram bons resultados em projeto…
  • Colaborações na astronomia brasileira são tema de…
  • Com participação brasileira, projeto conceitual…
  • Telescópio Gigante Magalhães assina contrato para…