SELEÇÃO DE TUTORES PARA CURSO DE ENSINO À DISTÂNCIA

EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA CURSO DE ENSINO À DISTÂNCIA

O Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), torna público o presente Edital visando à seleção de 04 (quatro) bolsistas de tutoria para o curso à distância: “Astronomia para docentes do Ensino Médio - 2021”.

1. Curso

O curso “Astronomia para docentes do Ensino Médio - 2021” tem como objetivo capacitar professores do ensino médio atuantes nas áreas de Física, Química e Matemática a ministrarem conceitos atuais de Astronomia. Trata-se de um curso à distancia, que utiliza materiais produzidos inteiramente por profissionais na área científica. O curso é oferecido pelo IAG/USP, sob a coordenação da Profª Drª Elysandra Figueredo Cypriano.

2. Bolsas

As bolsas terão duração de 09 (nove) meses, improrrogáveis, com carga horária de 8 horas por semana, no período de 01/03 a 30/11/2021. A bolsa terá o valor de R$ 625,00 (seiscentos e vinte e cinco reais) mensais, a ser paga com recursos provenientes do IAG/USP. O início das atividades ocorrerá a partir de 01/03/2021.

3. Exclusão ou desistência:

Mediante justificativa, poderá ser solicitada a exclusão do bolsista, podendo indicar novo bolsista para a vaga, desde que tenha sido pré-selecionado, nos termos deste Edital e o período de vigência da referida bolsa ainda esteja ativo.

4. Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista

As atividades relacionadas abaixo serão desenvolvidas pelos bolsistas:
a) Atender virtualmente o seu respectivo grupo de alunos;
b) Responder as postagens do fórum;
c) Colaborar no suporte aos cursistas para o desenvolvimento das atividades avaliativas;
d) Realizar vídeochamadas semanais com os alunos;
e) Participar de reuniões com a coordenação pedagógica do curso;
f) Participar dos encontros virtuais, aos sábados, previstos no curso.

5. Requisitos do bolsista

Os bolsistas deverão atender aos seguintes requisitos:
Graduação completa na área de ciências exatas, Física e/ou Astronomia (preferencialmente);

6. Inscrição

O período de inscrição será de 03/02/2021 a 10/02/2021.
O presente Edital ficará disponível no site do projeto GMT (https://www.gmt.iag.usp.br/ ). Para se inscrever, os candidatos deverão enviar a documentação abaixo relacionada para o endereço eletrônico yoko@usp.br, em mensagem com o título “Bolsa de Tutoria” e contendo dados para contato (telefone e endereço). Os documentos necessários para inscrição são:

a) Documento de identificação com foto (arquivo PDF);
b) Ficha de Inscrição (divulgada juntamente com o Edital);
c) Currículo Lattes CNP q (arquivo PDF);
d) Comprovantes dos títulos acadêmicos obtidos e declarados no currículo (arquivos PDF);

O candidato selecionado deverá apresentar os originais dos itens “a” e “d” acima após a divulgação do resultado do processo seletivo, em data e local a serem informados posteriormente.

7. Seleção

O processo de seleção será realizado sob a responsabilidade da coordenação do Curso “Astronomia para docentes do Ensino Médio - 2021” e consistirá de avaliação curricular e entrevista no dia 12/02/2021 em horário a ser combinado.

8. Divulgação

A divulgação será feita através do site do projeto GMT (https://www.gmt.iag.usp.br/). Solicitaremos também divulgação no Departamento de Astronomia do IAG e SPANET através de suas mailing lists.

9. Resultado

O resultado final do processo seletivo será divulgado no site do projeto GMT (https://www.gmt.iag.usp.br/) no dia 19/02/2021, a partir das 10h00.