Como brasileiros pretendem usar futuro telescópio gigante no Chile


Ainda estamos distantes de descobrir um planeta com condições habitáveis como a Terra, mas certamente o caminho até lá está cada vez mais curto. A construção do Telescópio Gigante de Magalhães, prevista para terminar em 2029 no Observatório Las Campanas, no Chile, oferecerá à comunidade científica uma precisão inédita sobre os tipos de átomos encontrados em estrelas e planetas. E quem sabe não…

Instituto de Estudos Avançados concede título de professor honorário a seus ex-diretores


O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP concedeu o título de professor honorário a quatro de seus ex-diretores: Jacques Marcovitch, Umberto Giuseppe Cordani, João Evangelista Steiner e César Ades, estes dois últimos in memoriam. O título é concedido aos professores aposentados da USP que muito contribuíram e contribuem com o instituto.  Nomes como Alfredo Bosi, Antonio Candido de Mello e…

Começa a produção do sexto espelho do Telescópio Gigante Magalhães


Agência FAPESP* – O Telescópio Gigante Magalhães (GMT, na sigla em inglês) anuncia a fabricação do sexto dos sete maiores espelhos monolíticos do mundo. Eles permitirão que astrônomos enxerguem o Universo ainda mais detalhado e vejam ainda mais longe. Medindo 8,4 metros de diâmetro, a altura aproximada de dois andares quando colocado na vertical, o espelho está sendo produzido no Laboratório de…

Com participação do Brasil, começa produção do sexto espelho do Telescópio Gigante Magalhães


O Telescópio Gigante Magalhães (GMT) acaba de anunciar a fabricação do sexto dos sete maiores espelhos monolíticos do mundo. Eles permitirão que astrônomos enxerguem o Universo ainda mais detalhado e vejam ainda mais longe. Medindo 8,4 metros (m) de diâmetro, a altura aproximada de dois andares de um edifício quando colocado na vertical, o espelho está sendo produzido no Laboratório de Espelhos…

O ambiente acadêmico que propicia a troca de experiências e ideias foi quase impedido pela pandemia


Quando a pandemia começou, eu estava escrevendo a tese de doutorado. Ao mesmo tempo, atuava como projetista óptico do GMACS [Espectrógrafo Astronômico e Cosmológico de Múltiplos Objetos] do Telescópio Gigante de Magalhães [GMT], em construção no Chile, como integrante do IAG-USP [Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo], participante brasileiro com…

Live com professores da Astronomia discute o que a ciência sabe sobre a origem dos átomos


No dia 17 de dezembro o cientista Sérgio Sacani receberá em seu canal do YouTube, o SpaceToday, os professores Augusto Damineli e Roberto Costa, ambos do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, para conversar sobre o que a ciência sabe a respeito da origem dos átomos. A live, que acontecerá às 21 horas, trará um debate que faz parte da série Fascínio do Universo…

“Fascínio do Universo”: série de vídeos abordará temas diversos relacionados à astrofísica


Que tal se inteirar mais do Universo da astronomia? No dia 20 de novembro estreia, no YouTube, a série Fascínio do Universo, uma produção de vídeos científicos que abordará temas variados relacionados à Astrofísica. O primeiro episódio será sobre o Telescópio Gigante Magalhães (GMT), o primeiro telescópio de uma nova classe, que será inaugurado em 2029, em Las Campanas, no Chile. Com linguagem…

João Steiner: a ciência e a universidade perdem um “astro”


No último dia 10 de setembro, faleceu aos 70 anos, vítima de um infarto, o astrofísico João Steiner. A perda abalou a comunidade científica e universitária, devido principalmente ao grande alcance e à importância das contribuições de João para a astronomia brasileira. “Ele nunca parou de trabalhar, mesmo durante as viagens, no avião ou no hotel, ele fazia ciência”. A frase é de Augusto Damineli…

O LEGADO DE JOÃO STEINER


O trabalho de pesquisador e de gestor da ciência deixado por João Evangelista Steiner deve servir de espelho e de base para que as gerações atuais e futuras de astrofísicos brasileiros continuem a desempenhar seu papel primordial: voltar seu olhar treinado para o céu e, com a visão ampliada por um…

Doação da NSF dos Estados Unidos acelera desenvolvimento do megatelescópio GMT


Agência FAPESP – O consórcio GMTO anunciou ontem (16/09) ter recebido uma doação de US$ 17,5 milhões da National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, para acelerar a prototipagem e o teste de alguns dos mais poderosos sistemas ópticos e tecnologias infravermelhas já projetados. O aporte da agência governamental norte-americana permitirá avançar a construção do Telescópio Gigante …