A Câmera de Comissionamento - O ComCam é uma ferramenta de alinhamento e avaliação da qualidade da imagem que também será uma câmera de imageamento altamente capaz para investigações científicas. A ComCam terá uma escala de pixels de 0,06 segundo de arco por pixel, e melhor que 0,10 segundos de arco de qualidade de imagem para avaliar o desempenho da Óptica Adaptativa GLAO do telescópio em seu campo de visão de 6×6 minutos de arco. A ComCam produzirá imagens de banda estreita e larga e, potencialmente, um etalon para espectroscopia de campo amplo e sem fenda.
Os principais objetivos científicos da ComCam incluem:
A ComCam é um projeto liderado pelo Carnegie Observatories em Pasadena, Califórnia. O objetivo principal do instrumento ComCam é avaliar a visão natural e o desempenho da Óptica Adaptativa GLAO do GMT. A ComCam também visa fornecer imagens de Relações Públicas que provavelmente serão extremamente valiosas para as administrações das instituições parceiras, a NSF, e para obter apoio do público em geral.
Após uma visita do GMTBrO aos Observatórios Carnegie em outubro de 2018, o PI e o Gerente de Projeto do instrumento convidaram os membros da GMTBrO a trabalhar em Engenharia de Sistemas, Engenharia Mecânica e Software para o projeto.
Os resultados dos esforços do GMTBrO foram apresentados na Revisão de Projeto Conceitual (CoDR) da Câmera de Comissionamento GMT (ComCam), realizada nos Observatórios Carnegie em Pasadena, de 23 a 24 de setembro de 2019. O comitê de revisão foi composto por GG Williams (Presidente; Observatório MMT/ do Arizona), B. McLeod e M. Mueller (Observatório Astrofísico Smithsonian). O projeto ComCam recebeu uma análise muito positiva do comitê, e apenas pequenas sugestões foram encaminhadas para a próxima fase do projeto.
Enfatizamos que o fornecimento da arquitetura de software ao CoDR da ComCam foi a primeira entrega de um pacote de trabalho NSEE/IMT a um dos instrumentos GMT.
Há um desejo de continuar a parceria da GMTBrO com os Observatórios Carnegie para a ComCam em sua próxima fase de Projeto Preliminar (PD). O GMTBrO está pronta para continuar trabalhando nas mesmas áreas da fase CoD: i) engenharia mecânica; ii) engenharia de sistemas; iii) software.
O início da fase de PD dependerá do cronograma do GMTO e da disponibilidade de recursos e deve ocorrer no início de 2020.
GMTBrO 2025