EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA CURSO DE ENSINO À DISTÂNCIA - 2024

A Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), torna público o presente Edital visando à seleção de 05 (cinco) bolsistas de tutoria para o curso à distância: “Astronomia para docentes do Ensino Médio - 2024”.

1. Curso

O curso “Astronomia para docentes do Ensino Médio - 2024” tem como objetivo capacitar professores do ensino médio atuantes nas áreas de Física a ministrarem conceitos atuais de Astronomia. Trata-se de um curso à distância que utiliza estratégias de ensino online e materiais produzidos inteiramente por profissionais na área científica com esse objetivo. O curso é oferecido pelo IAG/USP, sob a coordenação da Profa Dra Elysandra Figueredo Cypriano.

2. Bolsas

As bolsas terão duração de 09 (nove) meses, improrrogáveis, no período de 01/03 a 30/11/2024. O valor da bolsa auxílio corresponde a 50% do valor da categoria docente Assistente em RTP, no valor (ref. maio/2023) de R$ 914,66 (novecentos e quatorze reais e sessenta e seis centavos) mensais, a ser paga com recursos provenientes da Receita Própria do IAG/USP. A carga horária é de 8 horas por semana, perfazendo o total de 32 horas mensais, sendo o pagamento proporcional ao número de horas de atividades desenvolvidas, comprovadas por meio do boletim de frequência que deverá ser apresentado no fechamento do mês.

3. Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista

As atividades relacionadas abaixo serão desenvolvidas pelos bolsistas:
      a) Atender virtualmente o seu respectivo grupo de alunos;
      b) Responder as postagens do fórum;
      c) Colaborar no suporte aos cursistas para o desenvolvimento das atividades avaliativas;
      d) Realizar vídeochamadas semanais (aos sábados) com os alunos;
      e) Participar de reuniões com a coordenação pedagógica do curso;
      f) Participar dos encontros virtuais, aos sábados, previstos no curso.

4. Requisitos do bolsista

Poderão se candidatar os alunos regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação e pesquisadores regularmente admitidos nos Programas de Pós-Doutorado e Pesquisador Colaborador da USP.

Os bolsistas deverão atender aos seguintes requisitos:

- Graduação completa na área de Ciências Exatas, Física e/ou Astronomia (preferencialmente);
      - Manter vínculo ativo com a USP durante todo o período da bolsa.
      - Os alunos de pós-graduação deverão apresentar anuência de seus orientadores para participar da tutoria.
      - Os candidatos que já são bolsistas somente poderão se inscrever se demonstrarem que as regras da entidade financiadora de sua bolsa admitem a realização de tais atividades. Caso haja necessidade de autorização por parte da entidade financiadora, as atividades não poderão ser iniciadas até que a autorização seja concedida e apresentada ao IAG.
      -Os pós-doutorandos admitidos nos termos do inciso II do artigo 3o da Resolução CoPq no 7406/2017 (modalidade: afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa) e pesquisadores colaboradores admitidos nos termos do inciso II do artigo 3o da Resolução CoPq no 7413/2017 (modalidade: afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa), somente poderão iniciar as atividades se apresentarem ao IAG a anuência da instituição de pesquisa e ensino ou empresa de origem com a realização da tutoria.

5. Inscrição

O período de inscrição será de 06/02/2024 a 15/02/2024.
O presente Edital ficará disponível no site do projeto GMT (https://www.gmt.iag.usp.br/oportunidades ). Para se inscrever, os candidatos deverão enviar a documentação abaixo relacionada para o endereço eletrônico jrgodoy@usp.br, em mensagem com o título “Bolsa de Tutoria” e contendo dados para contato (telefone e endereço). Os documentos necessários para inscrição são:
      a) Documento de identificação com foto (arquivo PDF);
      b) Ficha de Inscrição (divulgada juntamente com o Edital);
      c) Currículo Lattes CNPq (arquivo PDF);
      d) Comprovantes dos títulos acadêmicos obtidos e declarados no currículo (arquivos PDF).

O candidato selecionado deverá apresentar os originais dos itens “a” e “d” acima após a divulgação do resultado do processo seletivo, em data e local a serem informados posteriormente.

6. Seleção

A seleção será realizada pela coordenação do Curso “Astronomia para docentes do Ensino Médio - 2024” e consistirá de avaliação curricular e entrevista no dia 16/02/2024 em horário a ser combinado.

7. Divulgação

Toda divulgação será feita através do site do projeto GMT (https://www.gmt.iag.usp.br/), e por meio das mailing lists do Departamento de Astronomia do IAG e SPAnet.

8. Exclusão ou desistência

O desligamento antes do término da bolsa poderá ocorrer por: cessação do vínculo com a Universidade, ou a pedido, do tutor ou da coordenação, devidamente justificado. A substituição de bolsista é possível, desde que exista lista de espera do presente processo seletivo.

9. Resultado

O resultado final do processo seletivo será divulgado no site do projeto GMT (https://www.gmt.iag.usp.br/) no dia 23/02/2024, a partir das 10h00.