EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA CURSO DE ENSINO À DISTÂNCIA - 2023

O Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), torna público o presente Edital visando à seleção de 05 (cinco) bolsistas de tutoria para o curso à distância: “Astronomia para docentes do Ensino Médio - 2023”.

1. Curso

O curso “Astronomia para docentes do Ensino Médio - 2023” tem como objetivo capacitar professores do ensino médio atuantes nas áreas de Física a ministrarem conceitos atuais de Astronomia. Trata-se de um curso à distância que utiliza estratégias de ensino online e materiais produzidos inteiramente por profissionais na área científica com esse objetivo. O curso é oferecido pelo IAG/USP, sob a coordenação da Profª Drª Elysandra Figueredo Cypriano.

2. Bolsas

As bolsas terão duração de 09 (nove) meses, improrrogáveis, no período de 01/03 a 30/11/2023. A bolsa terá o valor de R$ 625,00 (seiscentos e vinte e cinco reais) mensais, a ser paga com recursos provenientes da Receita Própria do IAG/USP. A carga horária é de 8 horas por semana, perfazendo o total de 32 horas mensais, sendo o pagamento proporcional ao número de horas de atividades desenvolvidas, comprovadas por meio do boletim de frequência que deverá ser apresentado no fechamento do mês.

3. Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista

As atividades relacionadas abaixo serão desenvolvidas pelos bolsistas:

a) Atender virtualmente o seu respectivo grupo de alunos;
b) Responder as postagens do fórum;
c) Colaborar no suporte aos cursistas para o desenvolvimento das atividades avaliativas;
d) Realizar vídeochamadas semanais com os alunos;
e) Participar de reuniões com a coordenação pedagógica do curso;
f) Participar dos encontros virtuais, aos sábados, previstos no curso.

4. Requisitos do bolsista

Os bolsistas deverão atender aos seguintes requisitos:

- Graduação completa na área de ciências exatas, Física e/ou Astronomia (preferencialmente);
- Manter vínculo ativo com a USP durante todo o período da bolsa;
- Não receber outra bolsa simultaneamente, de qualquer natureza e/ou Instituição.

5. Inscrição

O período de inscrição será de 06/02/2023 a 15/02/2023.
O presente Edital ficará disponível no site do projeto GMT (https://www.gmt.iag.usp.br/ ). Para se inscrever, os candidatos deverão enviar a documentação abaixo relacionada para o endereço eletrônico jrgodoy@usp.br, em mensagem com o título “Bolsa de Tutoria” e contendo dados para contato (telefone e endereço). Os documentos necessários para inscrição são:

a) Documento de identificação com foto (arquivo PDF);
b) Ficha de Inscrição (divulgada juntamente com o Edital);
c) Currículo Lattes CNPq (arquivo PDF);
d) Comprovantes dos títulos acadêmicos obtidos e declarados no currículo (arquivos PDF).

O candidato selecionado deverá apresentar os originais dos itens “a” e “d” acima após a divulgação do resultado do processo seletivo, em data e local a serem informados posteriormente.

6. Seleção

A seleção será realizada pela coordenação do Curso “Astronomia para docentes do Ensino Médio - 2023” e consistirá de avaliação curricular e entrevista no dia 17/02/2023 em horário a ser combinado.

7. Divulgação

Toda divulgação será feita através do site do projeto GMT (https://www.gmt.iag.usp.br/). Solicitaremos também divulgação no Departamento de Astronomia do IAG e SPANET através de suas mailing lists.

8. Exclusão ou desistência:

O desligamento antes do término da bolsa poderá ocorrer por: cessação do vínculo com a Universidade, e/ou a pedido do tutor ou da coordenação devidamente justificado. A substituição de bolsista é possível, desde que exista lista de espera do presente processo seletivo.

9. Resultado

O resultado final do processo seletivo será divulgado no site do projeto GMT (https://www.gmt.iag.usp.br/) no dia 23/02/2023, a partir das 10h00.