EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO - Confira o resultado

PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PESQUISA NA ÁREA DE ENGª DE SISTEMAS APLICADA A PROJETOS DE INSTRUMENTAÇÃO ASTRONÔMICA - PROJETO GMT

O Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) torna público o presente Edital visando à seleção de candidatos para 01 (uma) bolsa de pós-doutorado para desenvolver atividades de pesquisa na área de Engenharia de Sistemas aplicada a Projetos de Instrumentação Astronômica, sob a supervisão da Profa. Dra. Claudia Lúcia Mendes de Oliveira.

1.     Finalidade:

Pós-Doutorados são realizados em diversas unidades de pesquisa da USP e institutos em todos os grandes centros de pesquisa mundiais, com o objetivo de continuar o avanço da pesquisa científica e formar novos pesquisadores.

2.     Bolsa:

A bolsa terá a duração de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses, com carga horária de 40 horas semanais. A bolsa terá o valor de R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) mensais, a ser paga com recursos da Receita Própria da Unidade de uso da Profa. Dra. Claudia Lúcia Mendes de Oliveira, do Departamento de Astronomia, para desenvolvimento do projeto. O início das atividades ocorrerá a partir de 10/06/2020.

3.    Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista:

As atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista estão relacionadas no Plano de Pesquisa (Anexo 1) parte integrante do presente Edital.

4.     Orientador:

Mediante justificativa, o orientador poderá solicitar a exclusão do bolsista, podendo indicar novo bolsista para a vaga, desde que tenha sido pré-selecionado, nos termos deste Edital e o período de vigência da referida bolsa ainda esteja ativo.

5.     Bolsista:

O bolsista deverá atender aos seguintes requisitos:

a) ser portador do título de doutorado na área de Engenharia Mecânica, Física ou Astronomia.

b) estar disposto a ser treinado nas áreas de optomecânica (50% do tempo) e engenharia de sistemas (outros 50%).

c) no momento da atribuição da bolsa, não estar recebendo bolsa de outros programas ou de outras agências de fomento e não ter vínculo empregatício com salário remunerado.

d) apresentar relatório de atividades à Comissão de Pesquisa do Departamento de Astronomia

6.     Divulgação

A divulgação será feita através do site do GMTBrO (http://www.gmt.iag.usp.br/gmt-brazil). Solicitaremos também divulgação no Departamento de Astronomia do IAG, SPANET e Sociedade Astronômica Brasileira, através de suas mailing lists.

7.     Inscrição

O período de inscrição será de 14 a 24 de abril de 2020.

Para se inscrever, os candidatos deverão enviar a documentação abaixo relacionada para o endereço eletrônico claudia.oliveira@iag.usp.br, em mensagem com o título “Bolsa de Pós-Doutorado - 2020” e contendo dados para contato (telefone e endereço). Os documentos necessários para inscrição são:

a)     Documento de identificação com foto (arquivo PDF);

b)     Currículo Lattes CNPq (arquivo PDF);

c)     Comprovante de defesa de doutorado (arquivos PDF);

d)     Carta de concordância em desenvolver o Plano de Pesquisa (Anexo 1).

Os candidatos selecionados deverão apresentar os originais dos itens “a”, “c” e “d”, após a divulgação do resultado do processo seletivo, em data e local a serem informados posteriormente.

8.     Seleção

O processo de seleção será realizado sob a responsabilidade da coordenadora da área de instrumentação do projeto GMT, a Profa. Dra. Claudia L. Mendes de Oliveira, e consistirá de avaliação curricular e, posteriormente, entrevista com os candidatos selecionados na avaliação curricular. A concessão da bolsa se vinculará a um projeto de pesquisa especifico.

9.     Resultado

O resultado final do processo seletivo será divulgado no site do GMT Brasil, no dia 08/05/2020, a partir das 14h00.

RESULTADO DA SELEÇÃO PARA BOLSA DE PÓS-DOC EM ENGENHARIA DE SISTEMAS APLICADA A PROJETOS DE INSTRUMENTAÇÃO ASTRONÔMICA:

O candidato selecionado foi o Dr. Vitor Neves Hartmann

Anexo Tamanho