EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE DOUTORAMENTO - Confira o resultado

PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PESQUISA NA ÁREA DE ENGENHARIA MECATRÔNICA APLICADA À ASTRONOMIA -  PROJETO GMT- FAPESP

O Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) torna público o presente Edital visando à seleção de candidatos para 01 (uma) bolsa de doutorado para desenvolver atividades de pesquisa na área de Engenharia Mecatrônica aplicada à Astronomia, sob a supervisão do Prof. Dr. João Evangelista Steiner.

1.    Finalidade:

Doutorados são realizados em diversas unidades de pesquisa da USP e institutos de pesquisa em todos os grandes centros de pesquisa mundiais, com o objetivo de avançar a pesquisa científica e formar novos pesquisadores.

2.     Bolsa:

A bolsa terá a duração de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses, com carga horária de 40 horas por semanaA bolsa terá o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) mensais, a ser paga com recursos da Receita Própria da Unidade de uso do ProfDrJoão Evangelista Steiner, do Departamento de Astronomiapara desenvolvimento do projeto.

3.    Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista:

As atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista estão relacionadas no Plano de Pesquisa

(Anexo 1) parte integrante do presente Edital.

4.     Orientador:

Mediante justificativa, o orientador poderá solicitar a exclusão do bolsista, podendo indicar novo bolsista para a vaga, desde que tenha sido pré-selecionado, nos termos deste Edital e o período de vigência da referida bolsa ainda esteja ativo.

5.     Bolsista:

O bolsista deverá atender aos seguintes requisitos:

a)    Portador do título de mestre na área de Engenharia Mecânica.

b)    Dedicar-se às atividades de pesquisa descritas no plano de trabalho, no âmbito do Projeto GMT.

c)    No momento da atribuição da bolsanão estar recebendo bolsa de outros programas ou de outras agências de fomento e não ter vínculo empregatício com salário remunerado.

d)    Apresentar relatório de atividades à Comissão de Pesquisa do Departamento de Astronomia.

6.    Divulgação

A divulgação será feita através do site do GMTBrO (http://www.gmt.iag.usp.br/gmt-brazil). Solicitaremos também divulgação no Departamento de Astronomia do IAG, SPANET e Sociedade Astronômica Brasileira, através de suas mailing lists.

7.    Inscrição

O período de inscrição será de 22 a 29/05/2020.

Para se inscrever, os candidatos deverão enviar a documentação abaixo relacionada  para o endereço eletrônico claudia.oliveira@iag.usp.br, em mensagem com o título "Bolsa de Doutorado - 2020" e contendo dados para contato (telefone e endereço). Os documentos necessários para inscrição são:

a)    Documento de identificação com foto (arquivo PDF);

b)    Currículo Lattes CNPq (arquivo PDF);

c)    Comprovante de defesa de mestrado (arquivos PDF);

d)    Carta de concordância em desenvolver o Plano de Pesquisa (Anexo 1).

Os candidatos selecionados deverão apresentar os originais dos itens "a", "c" e "d",  após a divulgação   do   resultado   do   processo   seletivo, em   data   e   local   a   serem   informados posteriormente.

8.    Seleção

O processo de seleção será realizado sob a responsabilidade da coordenadora da área de instrumentação do Projeto GMT, Profa. DraClaudia L. Mendes de Oliveira, e consistirá de avaliação curricular e, posteriormenteentrevista com os candidatos selecionados na avaliação curricular. A concessão da bolsa se vinculará a projeto de pesquisa especifico.

9.    Resultado

O resultado final do processo seletivo será divulgado no site do GMTBrO (http://www.gmt.iag.usp.br/gmt-brazil), no dia 05/06/2020, a partir das 14h00.

RESULTADO DA SELEÇÃO PARA BOLSA DE DOUTORADO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA APLICADA À ASTRONOMIA:
O candidato selecionado foi o Engº MSc. Décio de Moura Rinaldi

Anexo Tamanho