Astronomia para Docentes do Ensino Médio - CONFIRA AQUI A LISTA DOS CANDIDATOS SORTEADOS!

CONFIRA AQUI A LISTA DE CANDIDATOS SORTEADOS!

Motivação para a criação deste curso

Apesar do Brasil estar entre os protagonistas em algumas áreas da ciência, o  acesso a conhecimentos e práticas científicas, assim como a sua valorização na comunidade, ainda é consideravelmente limitada. As poucas iniciativas estão concentradas em grandes instituições, grandes centros, que são via de regra centralizadas e distantes daqueles com menos acesso a serviços públicos, como a população das periferias urbanas. O curso de extensão “Astronomia para docentes do ensino médio”, idealizado pelo Prof. Dr. João Evangelista Steiner, tem como meta maior formar professores que irão multiplicar seus saberes com seus alunos, em suas comunidades escolares, sabendo que muitas vezes são as únicas vias de acesso a esses saberes. Além de que, ao nos inserirmos na comunidade, através dos professores multiplicadores, diminuímos ainda mais o abismo aparente que separa a universidade da escola e da população de maneira geral.

Para o Departamento de Astronomia do IAG, que já tem em sua trajetória uma vasta experiência na formação inicial e continuada de professores, o curso “Astronomia para docentes do ensino médio” em um formato completamente à distância, traz uma nova perspectiva ao tornar a Astronomia acessível para regiões onde até então essa ciência não é sequer considerada, saindo de dentro dos muros da universidade, assumindo a responsabilidade de promover a difusão científica em lugares onde geralmente o acesso é limitado.

Público-alvo

O público-alvo são professores de Física, Química e Matemática no exercício da profissão, isto é, com atividade em sala de aula.

Como é o curso?

O curso será oferecido integralmente à distância com duração de 2 semestres, contando com 298 horas de atividades. As atividades serão desenvolvidas de forma síncrona e assíncrona, sendo que as síncronas ocorrerão aos sábados. Todas as atividades serão consideradas para uma avaliação continuada e deverão ser realizadas virtualmente. É esperado que os cursistas dediquem algo em torno de 1 a 2 horas diariamente ao ambiente virtual para interagir com os demais colegas e monitores via fórum, assistir os vídeos e realizar as atividades propostas. Ao final do curso é desejável que o cursista desenvolva um trabalho final de disciplina, no entanto, o trabalho final não é compulsório para a certificação.

O que você vai aprender no curso?

O material didático é baseado em vídeo-aulas da UNIVESP-TV (material gratuito e disponível no Youtube), ministradas no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP pelo Prof. Dr. João Steiner, com temas que abrangem desde cosmologia à vida das estrelas e o surgimento da Terra, passando por conceitos de grande apelo ao público, como o estudo de exoplanetas, suas possibilidades de vida, os buracos negros e a existência da matéria e energia escuras. Para ver a ementa, clique aqui.

Conteúdo do Semestre 1: Astronomia: Uma Visão Geral I

Conteúdo do Semestre 2Astronomia: Uma Visão Geral II

Além do material em vídeo, serão desenvolvidas atividades práticas que poderão ser adaptadas e aplicadas em sala de aula; atividades em grupo e correção por pares, dando um maior espaço ao diálogo e o protagonismo dos cursistas em seu processo formativo, assim como buscar uma reflexão sobre estratégias de ensino e a aplicação dos conteúdos estudados em sala de aula e, finalmente, o desenvolvimento de um trabalho final não obrigatório.

Os aprovados recebem certificado de aperfeiçoamento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Equipe

O curso de “Astronomia para Docentes do Ensino Médio” é oferecido pelo , no Departamento de Astronomia do IAG-USP em parceria com a equipe do Projeto GMT, apoiado pela FAPESP. Os professores-cursistas serão acompanhados por estudantes de pós-graduação ou doutores em Astronomia ao longo de sua trajetória no curso.

Coordenadora: Profa. Elysandra Cypriano

Vice-coordenadora: Prof. Enos Picazzio

Tutores: nomes dos tutores serão divulgados após o processo seletivo

Apoio técnico: Maria Teresa Lopes e Yoko Chinen

Período de Inscrições: de 01/12/2020 a 01/02/2021.

Edital e inscrições, clique aqui.

CONFIRA AQUI A LISTA DE SORTEADOS!

Em 2020 foram oferecidas 100 vagas.

Em 2019 foram oferecidas 100 vagas.

2018

No ano de 2018 foram oferecidas 80 vagas. Clique aqui para ver a lista de professores participantes e respectivas escolas.

Clique aqui para ver o mapa das escolas com professores participantes.

Clique aqui para ver a foto dos participantes do curso 2018.

Dúvidas? Entre em contato conosco!

E-mail: incta.ead@iag.usp.br

curso_professores