PASADENA, Califórnia — A GMTO Corporation, organização internacional sem fins lucrativos responsável pela construção do Telescópio Gigante Magalhães (GMT), anuncia a transição em sua liderança no Conselho de Diretores. Após quase uma década como presidente do Conselho, o Dr. Walter Massey está se aposentando. O Dr. Taft Armandroff foi eleito como novo presidente e o laureado com o Nobel, Dr. Brian Schmidt, como vice-presidente.
Ao longo de sua gestão, o Dr. Massey conduziu o GMT por etapas cruciais do projeto, ajudou a assegurar quase US$ 500 milhões em financiamentos públicos e privados, além de ampliar o consórcio internacional de 11 para 16 instituições. Físico, educador e uma das principais lideranças científicas dos Estados Unidos, o Dr. Massey ocupou cargos como diretor da Fundação Nacional de Ciências dos EUA (NSF), diretor do Argonne National Laboratory, presidente do Morehouse College e da School of the Art Institute of Chicago, além de integrar o Conselho de Regentes da Smithsonian Institution. O Dr. Massey seguirá contribuindo ativamente para o sucesso do observatório como conselheiro especial da GMTO Corporation, e seu legado será celebrado por lideranças da Ciência, Arte, Educação, filantropia e governo na primeira gala realizada pelo consórcio, marcada para 13 de novembro, no Planetário Adler de Chicago.
“Foi uma honra conduzir o Telescópio Gigante Magalhães por este capítulo decisivo”, afirma o Dr. Massey. “Este observatório de nova geração une colaboração global e curiosidade científica. Tenho profundo orgulho do que conquistamos juntos e estou ansioso para ver o telescópio entrar em operação sob a liderança do Taft.”
O Dr. Armandroff é um nome reconhecido em Astronomia, por sua atuação em observatórios e na instrumentação astronômica. Atualmente, é diretor do McDonald Observatory, localizado no Texas, e professor de Astronomia da Universidade do Texas em Austin. Antes, foi diretor do Observatório W.M. Keck e diretor associado do NOIRLab. O seu trabalho já foi reconhecido em honrarias importantes como o Distinguished Alumnus Award da Wesleyan University, o AURA Science Award e o Prêmio Dirk Brouwer da Universidade Yale. A sua pesquisa se concentra em galáxias anãs esferoidais, aglomerados globulares e populações estelares da Via Láctea e de galáxias próximas. Integrante do Conselho da GMTO Corporation desde 2016 e ex-vice-presidente do Conselho, o Dr. Armandroff tem papel central no direcionamento das iniciativas estratégicas do telescópio.
“A liderança do Walter na última década foi verdadeiramente inspiradora”, diz o Dr. Armandroff. “Ele construiu a fundação de um dos instrumentos científicos mais ambiciosos já concebidos. Sou profundamente grato ao nosso consórcio internacional por confiar em mim, e estou ansioso para trabalharmos juntos na concretização do GMT.”
Como vice-presidente, o Dr. Brian Schmidt traz ampla experiência em liderança científica internacional. Laureado com o Prêmio Nobel de Física por seu trabalho pioneiro sobre a expansão acelerada do Universo, ele é professor de Astronomia na Universidade Nacional da Austrália, onde também atuou como reitor e presidente, impulsionando grandes iniciativas de pesquisa e colaborações internacionais. É amplamente reconhecido por seu protagonismo em projetos astronômicos de grande escala, pela comunicação pública da Ciência e pela defesa de parcerias científicas globais. Ele também é vencedor do Prêmio Shaw, Prêmio Gruber e Breakthrough Prize em Física Fundamental.
“O Telescópio Gigante Magalhães mostra o que a comunidade internacional da Astronomia pode conquistar quando trabalha unida”, destaca o Dr. Schmidt. “É uma honra atuar ao lado de Taft e do Conselho de Diretores da GMTO Corporation enquanto damos o próximo passo rumo a uma nova era de descobertas que transformarão nossa compreensão do Universo.”
Com essa transição de liderança, o Conselho reafirma seu compromisso com a conclusão da próxima fase de construção — mais de 40% do projeto já está em andamento — avançando rumo à Fase Final de Design pela NSF e garantindo a continuidade da captação de recursos públicos e privados necessários para concluir o observatório na década de 2030.
Descubra o telescópio
O GMT representa o futuro da exploração espacial a partir da Terra. Utilizando sete dos maiores espelhos monolíticos do mundo, o telescópio terrestre de 25,4 metros de diâmetro produzirá as imagens mais detalhadas já capturadas do Universo. Ele desvendará os mistérios cósmicos da matéria escura e energia escura, investigará as origens dos elementos químicos e buscará sinais de vida em planetas distantes. O projeto é liderado pela GMTO Corporation, uma organização sem fins lucrativos e por um consórcio internacional de 16 universidades e instituições de pesquisa. O telescópio está sendo construído nos Estados Unidos e será remontado no Deserto do Atacama, no Chile. O telescópio será concluído na década de 2030. Saiba mais: giantmagellan.org
O Brasil no GMT
Desde 2014, a Agência de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é membro-fundadora do consórcio GMTO, a partir de um investimento de 50 milhões de dólares, o que equivale a 4% do tempo de operação anual do telescópio para cientistas do estado de São Paulo.
A nova diretoria é celebrada pela Drª. Claudia Mendes de Oliveira, cocoordenadora do projeto GMT-FAPESP, que está confiante de que “os doutores Armandroff e Schmidt darão continuidade à trajetória de excelência estabelecida pelo Dr. Walter Massey — uma liderança que foi especialmente significativa para o Brasil, por seu compromisso constante em promover o equilíbrio entre as partes, a colaboração e a transparência."
A equipe brasileira possui mais de 70 profissionais de diversas áreas, incluindo professores, consultores, técnicos e bolsistas, que formam o escritório GMT Brazil Office (GMTBrO), atualmente liderado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP). Participam também desta equipe professores e colaboradores do Instituto de Física e Escola Politécnica da USP, do Instituto Mauá de Tecnologia, do Instituto de Física da Universidade de Campinas (UNICAMP), da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), entre outros.
Além do desenvolvimento de equipamentos, o escritório brasileiro possui iniciativas de divulgação científica para mostrar o telescópio e o trabalho dos profissionais brasileiros ao público. Ao longo de duas temporadas, a série ‘Fascínio do Universo’ abordou objetos astronômicos que o telescópio será capaz de estudar. Desde 2023, a série de instrumentação ‘Mirando as Estrelas’ traz uma proposta inédita ao discutir os equipamentos para telescópios projetados e fabricados por brasileiros para projetos internacionais. Em um de seus episódios mais recentes, foram apresentados instrumentos do próprio telescópio GMT. Clique aqui para assistir: https://youtu.be/ZCTSrQv4l1g
Redes Sociais - GMT Brasil
🔗 Youtube: www.youtube.com/@GMTBrasil
🔗 Facebook: https://www.facebook.com/gmtbrasil
🔗 Instagram: https://www.instagram.com/gmtbrasil
🔗 Twitter: https://twitter.com/GMT_Brasil
🔗 Site: https://www.gmt.iag.usp.br/
Contatos
Ryan Kallabis
Diretor de Comunicação e Divulgação - GMTO
E-mail | rkallabis@gmto.org
Assessoria GMT Brasil
Giant Magellan Telescope Brazil Office - GMTBrO
E-mail | divulgacao-gmtbro@iag.usp.br
Assessoria GMT Brasil e GMTO